Thursday, December 14, 2006

unknown landscapes (parte 2)


Mais uma imagem da série, no mesmo dia e na mesma cidade da foto do post anterior.

Sunday, December 10, 2006

unknown landscapes



A minha nova série já está em fase avançada. Intitulada «Unknown Landscapes», esta série é um estudo sobre a paisagem urbana e os vestígios da ocupação humana. Embora a maioria das imagens tenham sido realizadas em Inglaterra, fazem também parte imagens realizadas em Portugal, Espanha e Itália.

William Eggleston por Jurgen Teller



Penso em William Eggleston como o Leonard Cohen da fotografia.

Bernd e Hilla Becher


Há trabalhos que dispensam palavras. São tão visualmente expressivos que se "explicam" a si mesmos. É o caso da obra do casal Becher, ilustres professores de fotógrafos como Thomas Struth, Candida Hofer, Thomas Ruff, etc. Gostava que os meus trabalhos atingissem esta "brutal" simplicidade (embora , neste caso, a simplicidade seja um termo bastante enganador...)

Günther Grass e Gerhard Steidl


Qual é a importância da relação entre Günther Grass e Gerhard Steidl? Gerhard Steidl é o editor da Steidl que tem os direitos sobre as obras de Günther Grass. A obra de Grass é umas das principais fontes de rendimento da Steidl, cujos livros como «O tambor» vendem milhares de cópias anualmente.
Numa entrevista recente que li de Gerhard Steidl, este conta como Günther Grass lhe disse que o contrato que estavam a celebrar tornaria a Steidl numa editora bastante lucrativa, e que a única exigência que lhe fazia era de que parte desse dinheiro fosse investido na publicação de autores menos conhecidos, mesmo que isso significasse um investimento sem grande retorno financeiro.
Assim, talvez seja graças à obra de Günther Grass que a Steidl se pode dar ao luxo de publicar os belíssimos livros de fotografia que encontramos nas livrarias. Os livros não são baratos, mas na minha opinião, valem cada cêntimo que pagamos por eles.

ps: a foto é de Alec Soth.

Saturday, December 09, 2006

Clare Richardson



Um dos primeiros livros que vi da editora Steidl foi um livro intitulado Harlemville, publicado em 2003, da fotógrafa Clare Richardson. A impressão, tal como em todos os livros desta editora, é de um rigor impressionante e todo a composição gráfica do livro é exemplar. O livro é o resultado de um longo período que a autora passou numa comunidade rural no norte da América. O layout deste livro pode ser consultado no seguinte link:

http://www.steidlville.com/books/186-Harlemville.html

Clare Richardson tem um novo trabalho intitulado Sylvian, que é um dos destaques da revista SEESAW. A consultar no seguinte link:

http://seesawmagazine.com/clare_pages/clare_intro.html

Gerhard Richter «Atlas»







Um trabalho dos meus artistas favoritos acaba de ser reeditado pela Thames & Hudson.

Segue um resumo da série:

Atlas is an ongoing, encyclopedic work composed of approximately 4,000 photographs, reproductions or cut-out details of photographs and illustrations, grouped together on approximately 600 separate panels. The images closely parallel, year by year, the subjects of Richter's paintings, revealing the orderly but open-ended analysis central to his art.

Fica a sugestão para as sempre complicadas compras de Natal!

Monday, December 04, 2006

doze


Um novo projecto dos Doze está na rua. Após o lançamento da caixa Doze, voltou-se a usar a montra para uma nova iniciativa. A visitar na Rua do Alecrim nº28, Lisboa.