Inaugura hoje na galeria Quadrado Azul em Lisboa a nova exposição de Paulo Catrica, cuja visita recomendo vivamente.
Deixo o press-release:
Exposição Paulo Catrica | Quadrado Azul - Lisboa
A exposição inclui trabalhos inéditos de diferentes projectos: a série Praha 7 e o metrônomo de Letna Park, (2005), os dípticos de Runcorn, parte do projecto, The New Towns Index (2005/09), e The Antinomia Book (2007/08).
De cariz documental os dois primeiros trabalhos persistem em explorar a condição descritiva da fotografia na representação visual dos lugares, da arquitectura e do espaço urbano. Persistindo na ideia de olhar a paisagem enquanto construção cultural Praha 7 e os dípticos de Runcorn afirmam o modo como uma parte do passado se inscreve no presente através de elementos e símbolos na paisagem. Esta componente alegórica coloca as fotografias num intervalo entre a referência topográfica, da arquitectura e do lugar, e a memória colectiva.
The Antinomia Book (2007/08) é parte de um livro em construção. Operando como fragmentos de um léxico de interesses as imagens deste primeiro conjunto tratam a relação oblíqua entre o objecto arquitectónico e o enunciado da paisagem versus o espaço visual da fotografia. As fotografia enquanto arquitectura, as fotografias enquanto vistas (view). Um ensaio onde a matriz iconográfica das imagens prevalece sobre a as sua características documentais.
No comments:
Post a Comment