Sunday, December 10, 2006

Günther Grass e Gerhard Steidl


Qual é a importância da relação entre Günther Grass e Gerhard Steidl? Gerhard Steidl é o editor da Steidl que tem os direitos sobre as obras de Günther Grass. A obra de Grass é umas das principais fontes de rendimento da Steidl, cujos livros como «O tambor» vendem milhares de cópias anualmente.
Numa entrevista recente que li de Gerhard Steidl, este conta como Günther Grass lhe disse que o contrato que estavam a celebrar tornaria a Steidl numa editora bastante lucrativa, e que a única exigência que lhe fazia era de que parte desse dinheiro fosse investido na publicação de autores menos conhecidos, mesmo que isso significasse um investimento sem grande retorno financeiro.
Assim, talvez seja graças à obra de Günther Grass que a Steidl se pode dar ao luxo de publicar os belíssimos livros de fotografia que encontramos nas livrarias. Os livros não são baratos, mas na minha opinião, valem cada cêntimo que pagamos por eles.

ps: a foto é de Alec Soth.

2 comments:

evols said...

well, actually the photograph is not mine but i think from Alec Soth. I just found it browsing the internet. My apologies to Alec Soth for not mentioning his work.

Anonymous said...

Já agora deve estar interessado na edição que a Steidl vai fazer até 2010 sobre toda a obra de Robert Frank