Thursday, October 04, 2007

photography bookshops


Steidlville London



Uma das vantagens de viver numa cidade como Londres são as inúmeras livrarias de qualidade que se encontram. Dentro destas livrarias, existem algumas especializadas em livros de fotografia e que são a minha perdição. Pelo menos uma vez por semana faço a romaria das livrarias, à procura de novos títulos que por vezes vejo anunciados na net mas nada como folhear um livro de fotografia e ver as impressões das fotografias em papel. Para quem vier a Londres, deixo um pequeno itinerário de livrarias cuja visita recomendo:

Em Londres visito sempre a livraria da Photographer's Gallery (8 Great Newport Street, London WC2H 7HY (+44 020 7831 1772) , talvez a com maior número de títulos em stock.

Em Charing Cross existe a Claire du Rouen (First Level, Charing X, 121-125 Charing Cross Road, London WC2H 0EW ( +44 020 7287 1813), uma livraria mais especializada, com uma excelente secção de livros de fotografia japoneses e algumas edições bastante raras. Os preços não são os melhores, mas em alguns casos justificam-se pela raridade dos livros em questão.

Perto de Russel Square existe uma pequena livraria especializada unicamente em livros de fotografia que se chama PhotoBooks. É umas daquelas livrarias que parece já não existir, onde os livros de fotografia estão arrumados por ordem alfabética e ao mesmo tempo existe uma pilha de livros que um dos donos teima em catalogar. Segundo uma conversa que me foi partilhada por um amigo, esta livraria só continua a existir por teimosia e paixão dos mesmos e por de vez em quando sacrificarem a venda de um título raríssimo para pagar a renda do espaço. É uma livraria incrível onde podemos passar horas a percorrer todos os títulos e onde se pode conversar sobre fotografia com alguém realmente apaixonado por livros.

Perto de Russel Square existe a luxuosa Steidlville London (36 Lamb's Conduit Street, London WC1N 3LJ, United Kingdom, tel: +44 207 405 8899) onde podemos encontrar os títulos daquela que eu considero uma das melhores editoras de livros de fotografia. Uma das vantagens desta livraria é que podemos encontrar ainda títulos já esgotados desta editora mas que se encontram em exposição (e podem ser manuseados) no espaço da loja.

Outros espaços merecem uma visita mas ficam estas quatro recomendações. Pergunto-me quando surgirá em Portugal um espaço unicamente consagrado à venda de livros de fotografia. É um negócio bastante arriscado mas creio que com tempo haveriam de surgir um número de compradores fiéis de livros de fotografia.

Deixo o link para um artigo bastante interessante sobre a livraria schaden, na Alemanha, que também vende online e tem um catálogo bastante interessante. Este artigo ilustra de certa forma como é possível arriscar num espaço especializado em livros de fotografia e com uma boa estratégia de marketing e divulgação, tornar uma paixão num negócio por vezes rentável.

Em Portugal, a p4photography lançou-se recentemente na venda e publicação de livros de fotografia. É uma excelente iniciativa e um espaço a consultar.

4 comments:

João Leal said...

Olá Carlos,
Posso deixar também uma sugestão de uma óptima livraria, também especializada em fotografia, mas em Barcelona: Kowasa. O seu catálogo online pode ser consultado em www.kowasa.com
Espero que estejas bem.
Abraço,
João

CMF said...

Caro Carlos,
essa Photobooks perto de Russel Square é esta? http://www.pbi-books.com/

Perto, na Judd Street, há uma livraria que, não sendo especializada em livros de fotografia, tem no entanto uma secção excelente a preços imbatíveis (chama-se Judd Books).

carlos lobo said...

Caro Carlos Miguel Fernandes,
A photobooks é realmente essa. São pessoas muito simpáticas e prestáveis (ainda a semana passada se ofereceram para me comprarem dois exemplares da minha monografia).
Existe também uma outra livraria, esta afastada do centro chamada Mike Wells, perto Kentish Town. O Martin Parr é cliente assíduo desta livraria.

CMF said...

Carlos,
quando eu tiver a felicidade de regressar a Londres, tentarei seguir o roteiro que nos sugere.
Entretanto, estarei na K no dia 27 para a apresentação do livro. Um abraço.