Saturday, March 22, 2008

Philip Jones Griffiths 1936-2008


Faleceu um dos gigantes da fotografia.
Deixo o link para uma homenagem da Magnum a este excelente fotógrafo que será sempre mais completa do que qualquer texto que eu escreva. Deixo só uma pequena história sobre a única vez que vi em pessoa Philip Jones Griffiths. 
Passou-se há uns meses na livraria da Photographers Gallery a propósito do lançamento do livro Magnum Magnum. Philip Jones Griffiths chegou atrasado e já uma fila de pessoas aguardava pelo seu autógrafo. De uma humildade impressionante, Philip Jones Griffiths prontamente se sentou e começou a longa tarefa de assinar os exemplares que lhe eram colocados à frente, perdendo sempre alguns minutos para conversar com todas as pessoas que o abordavam. Na altura desconhecia quem era esta personagem tão simpática (e já com alguma idade) e perguntei quem ele era a um outro fotógrafo da Magnum que ali estava. Este olhou para mim e disse: Phillip Jones Griffiths!
Senti-me como se estivesse na presença de Walker Evans ou Henri Cartier Bresson e desconhecesse tal facto. De Griffiths conheço a sua importante publicação Vietnam Inc e, por alguns minutos, testemunhei o seu humanismo em pessoa.

No comments: