Sunday, February 18, 2007

Patrick Faigenbaum




Durante o curso de fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística tive a oportunidade de conhecer fotógrafos como Stephen Shore, Teresa Hubbard e Alexander Birchler entre outros. Um deles marcou-me especialmente pela forma meticulosa e apaixonada com que se relacionava com a fotografia. Patrick Faigenbaum (Paris, 1954) tem vindo a desenvolver um percurso fotográfico de uma enorme consistência. Além do seu trabalho fotográfico, o que marcou me especialmente foi a natureza bondosa e sempre acessível com que Patrick Faigenbaum se relacionou com todos os alunos do curso. Um autor a descobrir. Recomendo especialmente uma série de retratos que Faigenbaum desenvolveu sobre famílias nobres italianas.

Patrick Faigenbaum
Fotógrafo. Das suas mais recentes exposições individuais salientam-se as que tiveram lugar no Museu do Louvre (Louvre et Chaussée d'Antin - 2005), na Galerie de France (Portraits dans l'Atelier - 2005), em Paris, na Centennial Gallery (2000), em Toronto, e na Barbara Gladstone Gallery (To Angela and Raphaël - 1999), em Nova Iorque. Das colectivas salientam-se as que estiveram patentes no Museu do Louvre (A côté rêve un sphinx accroupi - 2005), no Institut d'Art Contemporain de Villeurbanne e no Museu de Arte Moderna de Saint-Etienne (La Photographie à l'épreuve - 2005), no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (How do we want to be governed - 2004) e na Villa Medici - Roma (Fabbrica dell'Immagine - 2004).


1 comment:

Madalena Lello said...

Carlos, vi na Gulbenkian a exposição dos trabalhos do curso que fala, foi também projectado um filme feito por um de vós. Ao ter tido contacto com esses fotógrafos, porque não nos conta histórias, assuntos que tenha achado interessantes...